A inovação corporativa depende de uma série de elementos e dimensões que precisam funcionar de forma integrada, incluindo a crescente digitalização. Um bom modelo de gestão da inovação engloba os principais esforços para manter esses elementos operacionais e, consequentemente, manter a inovação ativa na organização, com reais possibilidades de gerar resultados. Organizamos os principais elementos envolvidos neste modelo de gestão em quatro grandes dimensões: Visão e Direcionamento, Cultura e Engajamento, Estrutura e Processos e Recursos e Infraestrutura.
O objetivo deste artigo é iniciar uma conversa sobre cada uma das dimensões e destacar alguns pontos observados, considerando os impactos da tendência crescente de digitalização em cada uma das dimensões.
A dimensão de visão e direcionamento é essencial para guiar os esforços de inovação. Para ser eficaz, essa visão deve responder às necessidades do negócio de maneira abrangente e não apenas com os vieses da área de inovação.
Visão de futuro: Refere-se ao futuro do mercado e aos possíveis impactos para o setor e o negócio. Ferramentas possíveis incluem a construção de cenários futuros e a análise de tendências de mercado, tecnológicas, de consumo e de cadeia de valor.
Objetivos do negócio: Analisa como a liderança da organização compreende e define seus objetivos presentes e futuros. Parte da identificação do plano estratégico da empresa e das escolhas possíveis para incluir a inovação.
Identificação da proposta de valor: A inovação cria uma ponte entre a proposta de valor atual e a proposta de valor futura, conectando-se com as etapas anteriores.
Apoio da alta gestão: A liderança precisa demonstrar abertura a mudanças e erros, além de fornecer estrutura de apoio formal ao desenvolvimento de esforços inovadores.
Muitas tendências futuras, como trabalho remoto e processos à distância, foram reformuladas e antecipadas, assim como tendências relacionadas ao e-consumo. É importante avaliar como essas tendências vêm mudando e impactando a empresa.
Com o aumento das possibilidades, como identificar as constantes mudanças e adaptar-se a elas?
Como a liderança demonstra e oferece apoio em um ambiente de interação digital?
A dimensão de cultura e engajamento está intimamente ligada às pessoas, o principal motor da inovação. Aqui analisamos como a cultura de inovação é disseminada na organização, como as pessoas se capacitam para fazer a inovação acontecer e como são reconhecidas por seus esforços e resultados.
Engajamento: Definição sobre o envolvimento das áreas funcionais e níveis hierárquicos nas iniciativas de inovação (quais? como? em qual momento?), e quais outros stakeholders participam dos processos de inovação (ex: fornecedores, clientes, associações).
Capacitação: Trata da definição dos temas essenciais para que os processos de inovação possam ocorrer. Também envolve o levantamento de dinâmicas, ferramentas e métodos de capacitação, além de definir quais pessoas devem ser capacitadas.
Reconhecimento: Definição de mecanismos de reconhecimento interno e externo, premiações e dinâmicas de premiação.
Existe alguma mudança oriunda da maior digitalização que altere o nível de envolvimento de algum stakeholder? Ex: É possível aumentar a participação de fornecedores e clientes nos processos pela facilitação geográfica?
Há mudanças nos canais de capacitação devido à digitalização? Uso de EAD? O formato de capacitação por vivência em projetos fica comprometido à distância?
As ferramentas de reconhecimento apresentam a mesma eficácia no formato digital? Existe outra maneira de reconhecer os esforços e resultados em meios digitais?
A dimensão de Estrutura e Processos foca nos diferentes processos da inovação e nas estruturas formais envolvidas na manutenção desses processos, desde a captura de insights até a gestão do portfólio de projetos.
Captura de Insights: Definição dos canais de captura de insights e como serão tratados nos processos.
Priorização: Definição dos critérios objetivos para priorização dos projetos e insights capturados.
Processo de Inovação: Definição do tipo de processo a ser utilizado para o desenvolvimento dos projetos e iniciativas de inovação em seus diversos aspectos. Funcionará com base em um funil? Será periódico e cíclico ou contínuo? Como serão as etapas envolvidas no processo?
Estrutura Organizacional: Definição do tipo de estrutura organizacional responsável por dar ritmo ao processo de inovação, além de avaliar e manter o controle sobre as iniciativas relacionadas ao tema. Ex: Comitê, PMO.
O que pode ser otimizado considerando novos canais digitais para capturar insights? Existe algum impacto ou perda com algum público específico?
É necessário algum incremento ou aprimoramento das ferramentas de priorização? Existe algum comprometimento da qualidade com a qual os insights são apresentados?
A digitalização facilita de alguma forma a produção de protótipos? Existe algum impacto formal no desenvolvimento do processo de inovação? Há algum custo extra ou ferramenta específica para auxiliar no desenvolvimento do processo?
Com a digitalização, existe algo a ser analisado e repensado na estrutura? É necessário mais pessoas com capacidade de engajar a equipe e trazer mais representatividade?
A dimensão de Recursos e Infraestrutura foca nos diferentes recursos necessários para o desenvolvimento dos esforços de inovação, como financeiros, pessoais, softwares etc. Além de delimitar também a infraestrutura necessária para a execução dos processos.
Budget: Definição do tipo de alocação de budget, ex: por projeto, sob demanda, por ciclo de inovação. Definição da estrutura de projetos, se estarão organizados em portfólio ou outro tipo de organização.
Pessoas: Define a alocação das pessoas e equipes para desenvolvimento dos projetos e esforços inovativos.
Infraestrutura:
Predial: Definição de espaço propício ao desenvolvimento de inovações.
Software: Definição do software que ajuda a executar e gerir melhor projetos realizados à distância.
Em um ambiente mais digital, ainda é possível alocar pessoas em tempo integral apenas para desenvolvimento de projetos? A alocação em tempo parcial é mais eficiente em um ambiente de interação majoritariamente online?
Existe a necessidade de estrutura física para desenvolvimento dos esforços? Ela deve ser do mesmo tamanho que antes?
Um modelo bem implementado pode alavancar os processos e projetos de inovação por um longo período. Minha intenção neste artigo é iniciar uma reflexão sobre como otimizar a gestão da inovação diante dos novos desafios e contextos, especialmente sob a ótica da digitalização dos processos. Como você tem lidado com essas questões em sua corporação?
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