É amplamente reconhecido que o mundo se torna cada vez mais imprevisível, e as mudanças ocorrem a uma velocidade crescente. Isso força as empresas a tomarem decisões mais rápidas e precisas se quiserem continuar sendo participantes ativos neste cenário constante de transformação. A pandemia de COVID-19 exemplifica bem esse contexto: organizações que não se adaptarem rapidamente e de maneira estratégica à nova realidade podem ficar para trás e perder relevância em seu setor. Sua empresa apresenta sinais de que precisa de uma Estratégia de Inovação?
A inovação é, sem dúvida, uma ferramenta poderosa, viável e eficaz para garantir não apenas a sobrevivência do negócio nesse novo ambiente social e econômico, mas também para gerar valor e permitir que a empresa aproveite essa onda rumo à relevância e ao crescimento sustentado.
Por isso, vemos hoje um aumento significativo nos Esforços de Inovação dentro das empresas, assumindo um papel cada vez mais estratégico. Apesar dessa disseminação crescente da inovação no ambiente corporativo em suas diversas formas e contextos, ainda é desafiador obter resultados concretos e tangíveis, gerando frustração nas lideranças devido aos baixos resultados alcançados.
A falta de direção, foco e propósito bem definidos tem sido um dos principais obstáculos ao sucesso das jornadas de inovação em grandes empresas. Nesses casos, falta uma estratégia que forneça um rumo e integre as diferentes iniciativas de inovação da organização.
Veja no esquema abaixo os principais sinais dessa falta de estratégia de inovação que as companhias enfrentam e que a identificamos a partir da nossa experiência com inovação corporativa:
Acreditamos que a definição de uma Estratégia de Inovação é uma solução eficaz para esses desafios. Ela conecta os esforços de inovação com a estratégia de negócios de uma organização. Uma empresa adota essa abordagem para maximizar a precisão e o retorno sustentado no curto, médio e longo prazo. Acima de tudo, isso é fundamentado na estratégia e no contexto organizacional da empresa.
Cada Estratégia de Inovação é única e, embora existam boas práticas, não há uma fórmula única para se fazer inovação. Por isso, é essencial que a organização faça uma avaliação interna crítica, levando em conta as especificidades do negócio, seus desafios, sua cultura organizacional e, principalmente, sua estratégia.
A Avantt.i é uma plataforma de inovação desenvolvida pela Inventta, para gestores de inovação e gerentes de projeto.
Com módulos de intra, open e gestão do portfólio, oferecemos uma visão completa da Gestão da Inovação para alavancar suas iniciativas.